Bem-estar Único
novembro 21, 2019 3:26 pm Deixe um comentárioBoa tarde, pessoal. Tudo bem?
Ontem, 20.11.2019, estive no Campus de Pirassununga da FMVZ – USP (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) para um curso intitulado Bem-estar Único. O conceito foi abordado sob vários pontos de vista, em diversas palestras.
Bem-estar Único pressupõe não pensarmos no bem-estar dos animais e ignorarmos a sociedade na qual o animal está inserido. Para isso se deve sempre considerar um aspecto multidisciplinar, no qual profissionais de diferentes áreas trabalham em conjunto para melhorar as condições de vida, tanto das pessoas quanto dos animais, envolvendo diversos setores da sociedade e do governo.
Um exemplo disso foi o estudo, apresentado neste curso, realizado pelo Professor Pierre Escodro da Universidade Federal do Alagoas. Nele, o professor descreveu como conseguiu realizar um trabalho com os carroceiros da cidade de Maceió e, como consequência, passou a melhorar a vida dos seus cavalos. Legal, né?
Outra presença marcante foi a do Professor James Serpell, da Universidade de Pensilvânia. O professor Serpell nos mostrou o andamento de sua pesquisa relacionada a problemas de bem-estar em animais de companhia, na qual relacionou o alto índice de abandono a questões comportamentais de cães e gatos. Uma das soluções, segundo Serpell, está em trabalhar a socialização dos animais.
Numa sociedade interespécie, em que o número global de pets já ultrapassa um bilhão de indivíduos (isso, mesmo, mais de 1.000.000.000 de pets), trabalhar a socialização nos fará, necessariamente, conviver em maior harmonia com nossos melhores amigos.
Abraços!
Fausto A. Fernandes
Categorizados em: Dicas
Este artigo foi escrito porRicardo Assumpção